Conheça 03 logotipos famosos e seus significados ocultos: Apple, Google e Nike

Você sabia que os logotipos possuem um significado por trás?


Um logotipo é um elemento gráfico que muitas vezes é composto por símbolos e significados. Alguns deles são ocultos e passam despercebidos pelas pessoas, mas todos têm uma história por trás.


Cada marca carrega uma história e os designers estudam símbolos específicos para transmitir a essência da marca e a história por trás dela.


Conheça 03 logotipos e seus significados ocultos:

Apple, Google e Nike.


Apple:





Para quem não sabe, a Apple nasceu em 1976. Seus fundadores foram Steve Jobs, Steve Worníak e Roland Wayne. Nessa época, o primeiro logotipo criado era bastante complexo. Basicamente, ela contava com um homem embaixo de uma árvore, com uma maçã na mão (representando Isaac Newton e a Lei da Gravidade).


Foi só com o tempo que os criadores da empresa resolveram simplificar a logo da Apple. Foi aí que eles partiram de vez para a famosa maçã. A versão mais simples, que aliás, foi desenhada por Rob Janoff.



No documentário “Steve Jobs: Como ele mudou o mundo”, eles explicam que o “cérebro” da Apple era frugívoro, ou seja, ele se alimentava apenas de frutas. E, durante uma reunião do grupo, quando a empresa estava sendo criada, os fundadores estavam em um sítio com macieiras e comiam grandes quantidades de maçãs, daí teria saído a inspiração.


Mas por que uma maçã mordida? Algumas pessoas dizem que a maçã mordida refere-se ao conhecimento, algo como o “fruto do conhecimento”, de Adão e Eva, sabe? Mas também foi interpretada como a confusão visual que as pessoas faziam ao ver a fruta. Isso porque, para os criadores era uma maçã, mas muita gente confundia o desenho de um tomate.


Então com a mordida, eles teriam descoberto uma forma simples de fazer todo mundo entender que se tratava de uma maçã.


E tem também a principal teoria que se refere à Isaac Newton, ou melhor, à cena da descoberta da lei da gravidade, por parte do cientista, quando uma maçã caiu em sua cabeça!








Google:

logotipo do google história logo google


O primeiro logotipo da plataforma de busca mais queridinha do mundo foi criado em 1998 por Sergey Brin, um dos fundadores do Google.


O desenho, feito no computador, dava para a primeira letra a cor verde. O que no fim, não durou muito. No mesmo ano ela já se tornou azul. Nessa época, também foi inserido um ponto de exclamação - inspirado no Yahoo!


Em 1999, a designer gráfica brasileira, Ruth Kedar, e amiga dos cofundadores Larry Page e Sergey Brin, desenhou a marca que seria uma das mais lembradas até hoje.



O logotipo do Google simboliza o termo matemático googol - o número 10 seguido de cem zeros. Este é o número real usado pelos fundadores da empresa de internet para expressar o imenso poder de seu mecanismo de busca. Eles enfatizaram essa relação colocando dois o's lado a lado, que têm a forma de zeros.


O logotipo gráfico do Google é considerado o melhor, pois o círculo do ícone com a primeira letra do nome do gigante americano da Internet é perfeitamente uniforme. E embora a lacuna vazia no G viole a integridade do anel largo, ela não torna o logotipo desarmônico, porque no centro há um retângulo que forma um C massivo de branco no espaço negativo.


Nike:

O símbolo da Nike é representado por uma asa estilizada, numa referência à Nike (Vitória, para os romanos). Nike é a deusa grega da vitória militar.



Quando foi fundada em 1964, a Nike se chamava Blue Ribbon Sports e em 1971 mudou para Nike.

Foi quando um dos fundadores da empresa pediu que a estudante de designer americana Carolyn Davidson criasse um logotipo para a mesma.

Ele se chamava Phil Knight e dava aulas de contabilidade na universidade onde Carolyn estudava.

Knight pagaria pouco, mas como tinha ouvido que Carolyn estava precisando de dinheiro fez o pedido, que foi aceito.

O objetivo da estudante era fazer referência à deusa Nike e também transmitir as ideias de movimento e agilidade inerentes ao esporte.


Além das marcas citadas acima, outras marcas (principalmente as dos nossos clientes) possuem grandes significados em seu logotipo.


E você, gostaria de construir a sua marca repleta de significado também? Clique aqui e converse com um especialista!


7 visualizações0 comentário